III Workshop em Gestão da Informação em Serviços de Saúde

 

A III Oficina sobre Gestão da Informação em Serviços de Saúde é um desdobramento do I e do II Workshop em Gestão da informação em Hospitais, realizados em dezembro de 2014 e março de 2015, respectivamente. A oficina visa sensibilizar os sujeitos inseridos nas questões dos serviços de atenção à saúde, em particular os serviços da atenção básica, da especializada e da alta complexidade, em particular os hospitais, para uma reflexão sobre a importância do tratamento e da organização dos documentos gerados e recebidos em razão das atividades assistenciais e administrativas.

Evento vinculado à Pesquisa coordenada pelo professor e pesquisador Francisco José Aragão Pedroza Cunha intitulada INFORMAÇÃO, DOCUMENTOS, ARQUIVOS E REPOSITÓRIOS EM SAÚDE:  MECANISMOS DE DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS PARA AS INOVAÇÕES GERENCIAIS NOS SISTEMAS DE SAÚDE. Essa pesquisa é financiada pelo CNPq, CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016 e pelo PROGRAMA DE APOIO A JOVENS PROFESSORES DOUTORES PROPESq, EDITAL PROPCI/PROPG – UFBA 004/2016.

A pesquisa é um desdobramento do projeto MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE que foi apoiada pelo Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS – BA - FAPESB/CNPq/SESAB e pelo Programa Pense, Pesquise e Inove a UFBA – PROUFBA. É uma iniciativa do GEPICC (Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento) como apoio dos Colegiados dos Cursos de Arquivologia da UFBA e dos Programas de Pós- Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ICI/UFBA) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/FACED/UFBA).

Para se inscrever no evento, basta acessar o link http://www.gestaoarquivos3.ici.ufba.br/

Os objetivos do III Workshop são:

1) Sensibilizar os gestores e profissionais dos serviços de saúde, tanto os da área-fim (assistencial) como os da área-meio (administrativa) para o valor da gestão de documentos, dos sistemas de arquivos, da informação e das tecnologias de informação em saúde (ITIS);

2) Despertar o público-alvo para a importância do tratamento e da organização de documentos arquivísticos e da informação orgânica (i.e. dos registros produzidos, acumulados e recebidos por estes profissionais e gestores);
3) Subsidiar aos hospitais atenderem às seguintes Leis do Estado brasileiro: a Lei Orgânica de Saúde de n.º 8.080/91; a Lei de Acesso a Informação (LAI) de n.º 12.527/11; e a Lei de n.º 8.159/91 que dispõe sobre Arquivos Públicos e Privados.

Como produtos desta III Oficina espera-se:

1) Realização de sessões sobre conteúdos e instrumentos de gestão da informação, de documentos e de sistemas de arquivos.

2) A possibilidade de ampliação e de desenvoltura do público-alvo no uso das informações produzidas, acumuladas e recebidas em razão das suas atividades desenvolvidas com vista a atuação deles como mediadores em conjunto com os Arquivistas de uma política de informação e tecnologias de informação (ITIS) para os serviços de saúde onde atuam.

3) Elaboração de um produto prático a partir de uma dinâmica em grupo sobre a gestão da informação e tecnologias de informação (ITIS), dos documentos, serviços de arquivos.

 

Português, Brasil
Carga Horária: 
8